Tuesday, October 16, 2012

Diferença entre Gerente e Líder


Diferença entre o gerente o LÍDER







Muitas são as diferenças entre o Líder e o Gerente, mas assim como mostra a figura acima destacarei as principais:

1- Proativo ou Reativo

Sobre proatividade encontramos na Wikipidia



Proatividade

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegaçãopesquisa
A proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio. O uso da palavra proativo foi limitado ao domínio da psicologia experimental na década de 1930. Grande parte desta teoria foi formada nos campos de concentração nazistas, onde Viktor Frankl perdeu sua esposa, pai, mãe e família, mas decidiu que, mesmo sob as piores circunstâncias, as pessoas podem criar e encontrar um significado para a existência. Alain Paul Martin observou que a ideia original de Frankl foi gradualmente reduzida a uma oposição binária entre as opções reativa e proativa. Restringindo as escolhas apenas às opções reativas e proativas podemos impedir a liberdade de escolha e corremos o risco de prejudicar gravemente a inovação e a criatividade.

Proatividade no trabalho

Segundo Meiry Kamia, o comportamento proativo é definido como sendo um conjunto de comportamentos extrapapel em que o trabalhador busca espontaneamente por mudanças no seu ambiente de trabalho, solucionando e antecipando-se aos problemas, visando metas de longo prazo que beneficiam a organização.
Suas principais características são:
  1. Busca ativa por oportunidades de mudança;
  2. Planejamento e execução de ideias;
  3. Enfrentamento de obstáculos.
Poucos gestores são realmente proativos. A proatividade está fortemente associada à inciativa, mas também à coragem e vontade de melhorar o mundo. Os proativos sabem que o mundo precisam mudar e que a proatividade e qualidade essencial aos que fazem as mudanças necessárias ocorrerem.

Ser proativo significa também pensar em primeiro lugar nas possibilidades ou oportunidades e colocar em segundo plano as dificuldades, pois elas com certeza surgiram e serão superadas.

Já a reatividade é marca registrada de muitas pessoas que pensam primeiro nas dificuldades e normalmente preferem deixar as coisas como estão. Pois se as mudanças vierem elas poderão dar muito trabalho e causar muitos desconfortos. Alguns reativos frequentemente usam o jargão: Para que mudar se sempre funcionou desta forma? Eles também gostam muito de frases que começam por E se... E se não der certo; E se faltar recurso, E se não tivermos apoio, etc.

Reativos usam muito a conjunção mas: Mas se algo ocorrer; Mas se não der certo; Mas isso; Mas aquilo 

Processos de mudança podem estar sob a gestão de reativos ou de proativos. A velocidade e sucesso nos projetos de mudança são fortmente dependentes do estilo do gestão, pois isso é que ditará a velocidade e qualidade das mudanças.

No comments:

Post a Comment